• (11) 3466.5015
  • contato@lmtelecom.com.br

HDR será o maior desfio da transmissão da Copa do Mundo de Futebol de 2018

Fonte: SET NAB Show 2018

Foto - HDR  será o maior desfio da transmissão da Copa do Mundo de Futebol de 2018

Neste ano, o evento esportivo acontece na Rússia, onde Lisa e sua equipe irão morar por dois meses, enquanto os jogos acontecem. “Em relação aos jogos que aconteceram no Brasil, acredito que a maior dificuldade para enfrentarmos será em relação ao clima, que é completamente diferente. Na parte técnica, com certeza será a transmissão em HDR. Esse, sem dúvidas é um desafio que esperamos vencer com maestria”, revela em entrevista à SET.

O desafio é que o broadcast envolve muita experiencia para construir redes de transmissão na esfera pública, mobile, internet, tv paga, tv aberta, cabo, satélite, telefone. “Com o HDR temos uma exigência técnica a mais, tanto na produção como na transmissão, mas estamos recrutando a melhor equipe possível para que ocorra tudo tranquilamente. Errar não é uma opção”, afirma.

A HBS é a empresa contratada para fazer a transmissão não apenas da Copa do Mundo, mas de todos os eventos esportivos da FIFA e outros, como a Copa do Mundo de Futebol Feminino e a de Rugby.

Além do staff fixo, cerca de 70 pessoas, são feitas contratações locais (chegando a até 3 mil pessoas) para executar o trabalho em cada evento, “até porque não conhecemos o país como as pessoas que moram lá, então precisamos delas com a linguagem e localização de possíveis interesses para o evento”. Estas pessoas são previamente selecionadas pela HBS e têm como função serem as melhores no que fazem dentro do país no qual o evento ocorre. São profissionais, estudantes e mão de obra física. No caso dos estudantes, é aplicado o “Legacy Program”, que realiza uma troca de experiências (currículo – prática), na construção da rede de transmissão do evento.

Um dos próximos desafios é a inovação: para a Copa do Mundo da FIFA é que  tentamos inovar o máximo possível. teremos algumas coisas, como UHD e HDR, que estamos estudando desde 2015. Questionada pela plateia sobre qual o maior desafio e transformação já enfrentados na transmissão, Lise responde prontamente: “o formato 16:9. Definitivamente ele, e agora o HDR”, afirma.

Abaixo, as principais inovações tecnológicas na transmissão da Copa do Mundo de Futebol desde 1998.

Copa do Mundo de Futebol 2014 – Brasil

Lise apresentou dados técnicos a respeito da Copa do Mundo realizada no Brasil, em 2014. Foram mais de 3 mil pessoas na equipe da HBS em 55 mil m² ao todo, utilizando mais de 300 câmeras para fazer mais de 5 mil horas de cobertura com 56 apresentações em estúdios, para uma audiência cumulativa de mais 26 bilhões de pessoas.

Realidade Virtual – o próximo passo

A grande novidade deste ano na transmissão da Copa do Mundo de Futebol será a aplicação de Realidade Virtual. Eles estão mixando as possibilidades no sistema para encontrar as tecnologias mais adequadas para oferecer conteúdo diferenciado, aquele que desperta o interesse do público e ninguém mais consegue acesso para transmitir. “São as imagens do vestiário e do hotel, por exemplo”, exemplifica.

Para acessar estes conteúdos, Lise Explica que haverá um catálogo de serviços e o conteúdo será pago. “Será uma primeira experiência, produzida por nós mesmos. Vamos testar algumas possibilidades”.

O Moderador do Painel, Diretor Internacional da SET, Fernando Bittencourt, explica que grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, são o momento ideal para lançar e popularizar novas tecnologias. Neste ano, em especial, Bittencourt aposta no aumento da venda de aparelhos em UHD, não só no Brasil, como no mundo. “Em alguns países vai ser transmitido 100% em UHD. E isso fará a diferença na transmissão final. Outro ponto será a popularização da Realidade Virtual. Vamos com certeza aumentar o uso dessa tecnologia após essa Copa do Mundo de Futebol”, afirma.

 

Outras Publicações

Assinada portaria de desligamento do interior de SP e RJ

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinou nesta quarta-feira, 12/12, a portaria que autoriza o de...

Leia +
Tempo médio de consumo de TV aumentou 12% nos últimos dez anos

Novos dados levantados pela Kantar IBOPE Media identificam que, apesar das transformações tecnológicas e do avanço de outras plataformas de exibi&cc...

Leia +
A LM Telecom esteve presente na Sessão Solene dos 65 anos da RecordTV

O ato foi presidido pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE). Compuseram a mesa o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), o deputado Márcio Marinho (PRB-BA...

Leia +
Emissoras de TV sugerem uso de saldo da EAD para digitalizar transmissores

As emissoras de TV encaminharam ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab,  um pedido formal para que...

Leia +
Fiscalização da Anatel atuará no segundo turno das eleições

A fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acompanhará, durante o segundo turno das eleições, no dia...

Leia +
Contato

R. São Carlos do Pinhal 696 - Bela Vista São Paulo - SP

11 3466-5022

contato@lmtelecom.com.br

Criado e desenvolvido por Agência Hauze